sábado, 17 de maio de 2008

Lobby de deputados na Cesp é investigado




José Ernesto Credencio
Diego Braga Norte
Folha de São Paulo
17 de maio de 2008

O Ministério Público de São Paulo suspeita que o grupo desconjuntado com a Operação Mexilhão Dourado tenha desviado verbas de aproximadamente R$58 milhões da Cesp. Essa operação foi realizada em dezembro de 2007 pela Polícia Civil e prendeu 36 pessoas que estariam envolvidas no desvio de recursos do convênio firmado entre a Companhia Energética do Estado de São Paulo (CESP) e a Prefeitura de Rosana. O grupo fraudava licitações e utilizava notas fiscais falsas para justificar os pagamentos.
Há agora indícios da participação dos deputados federais Antônio Carlos de Mendes Thame (PSDB), Vadão Gomes (PP), Abelardo Camarinha (PSB) e Dr. Talmir(PV).O empresário Rogério Phellippe, proprietário de uma das empresas envolvidas, que está preso, informou que auxiliou a campanha eleitoral dos deputados mencionados, em troca de ser recebido por diretores de estatais e bancos. Todos os congressistas denunciados pelo empresário, que foram localizados pelos repórteres, negaram recebimento das doações.
Mais uma vez, percebemos a imparcialidade na notícia e disponibilidade do espaço aos envolvidos, buscando-se a informação limpa e real. Vemos os autores do texto absortos na explanação de todas as possibilidades do caso. Não se utilizam especulações ou dados sensacionalistas, que muitas vezes observamos em alguns meios de comunicação, em busca da venda do jornal. Primam pelo embasamento das informações apresentadas na investigação da Justiça.
E é por isso que nós, brasileiros, devemos lutar, para que a corrupção tenha um fim, que a justiça realmente seja efetiva e a impunidade acabe. A corrupção só prospera porque a lei não é cumprida; o dinheiro desviado nunca retorna aos cofres públicos. A população não pode continuar se conformando, achando que esse problema é do outro. Ele é de todos nós, afeta diretamente o nosso bolso. Não podemos mais continuar dormindo em berço esplêndido. ACORDA BRASIL!

2 comentários:

Grupo EADADM ùltima Hora disse...

Conceição A R Dias
Aluna da turma 5 do curso de Administração à distância da UFJF.
O resumo foi bem feito ressaltando as partes mais importantes da reportagem fazendo com que o leitor entenda a notícia e se quiser detalhes leia a reportagem completa. Analisou corretamente a imparcialidade dos autores da reportagem e a intençao de realmente informar fatos e não criar sensacionalismo para vender edições.
O blog bem colorido, com imagens acompanhando cada texto, interessante de se visitar.

Unknown disse...

Jussara Daher Russo Lage Cabral
Aluna do Adm.Ead, turma 6.
O povo brasileiro precisa mesmo estar atentos aos acontecimentos no país. É preciso conhecer para se orientar nas escolhas. O voto deve ser o nosso canal de acesso à corrupção, pois é através dele que poderemos expor nossas frustrações e é o único meio que podemos atingir os políticos que nem sequer se importam com a nossa existência.