sábado, 3 de maio de 2008

Operação Pasárgada - Bejani é denunciado e poderá responder a processo penal





http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdNoticia=78060
AMÁLIA GOULART
Jornal O Tempo
03/05/2008



O prefeito de Juiz de Fora, Carlos Alberto Bejani (PTB), foi denunciado pelo Ministério Público Estadual por posse ilegal de armas. Esta foi a primeira denúncia formal contra um prefeito preso na operação Pasárgada apresentada à Justiça. O Ministério Público Federal deverá apresentar, na próxima semana ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília, denúncias contra os 17 prefeitos presos na operação Pasárgada,realizada pela Polícia Federal (PF) no dia 9 de abril . Eles são suspeitos de desbloquear ilegalmente dinheiro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).A situação de Bejani é mais complicada, pois a PF encontrou em sua residência três armas sem registro. Esta acusação ficou então a cargo do Ministério Público Estadual. O inquérito não corre em segredo de justiça. Se condenado, o prefeito Alberto Bejani pode pegar de três a seis anos de reclusão e ainda ter que pagar uma multa.

A autora do texto expõe a situação específica do prefeito Alberto Bejani e faz uma comparação com a situação dos demais prefeitos envolvidos na operação. Informa de maneira imparcial os fatos ocorridos e o desenrolar dos acontecimentos. Dá voz aos dois lados, tanto do acusado, quanto da Polícia Federal.
A nós, cidadãos, caberá uma reflexão, que apesar de não ser proposta pela autora, é inerente ao caso: Como pode sempre existir uma explicação para todo ilícito público? Será que estamos cegos ou não queremos ver a realidade?
Quem sabe ao menos a falta de permissão para porte de armas condene toda uma improbidade administrativa; pois roubar os cofres públicos, pelo que já percebemos, nunca é punido.

Nenhum comentário: